sexta-feira, 9 de março de 2012

Escola McMartin - EUA

No filme “The Indictment – The McMartin Trial” a mãe de Malcolm, de dois anos de idade, vai à polícia dar queixa contra a escola em que o menino estuda, dizendo que seu filho foi abusado sexualmente na escola McMartin na Califórnia. A partir daí vários pais de crianças desta escola fazem o mesmo, apoiados por laudos da terapeuta infantil Kee McFarlane que entrevistou as crianças. As queixas de abuso chegam a centenas e a partir daí sete pessoas da família McMartin são acusadas. As maiores queixas recaem sobre Ray, acusado de induzir as crianças a serem filmadas para filmes pornográficos e de fazer sacrifícios de animais com participação das crianças. O advogado Danny Davis oferece-se para defendê-los. Já no início do processo, a promotoria descobre que quem abusou sexualmente de Malcolm foi o próprio pai, mas omite este fato da defesa. O advogado Danny consegue as fitas gravadas com as revelações das crianças à terapeuta e descobre que estas foram claramente induzidas a dizerem o que a terapeuta queria que dissessem.
No primeiro julgamento, os depoimentos começam a ficar inconsistentes e até os promotores duvidam do processo, pois não examinaram as provas no início do processo por terem acreditado na terapeuta. Cinco acusações são retiradas, mas Ray e sua mãe continuam acusados. No seu julgamento, a terapeuta é entrevistada e o advogado Danny mostra ao júri que a técnica usada por ela induziu as crianças. Após sete anos de processo, o júri absolveu Ray e sua mãe. A promotoria apelou e eles foram absolvidos novamente, mas ficaram com o estigma de molestadores indefinidamente, além de terem perdido seus bens e suas licenças para trabalharem.
É interessante acompanhar os relatos das crianças à terapeuta e os mesmos relatos feitos depois aos promotores. A forma como é mostrada a “técnica” usada pela terapeuta é a parte mais notável, pois mostra claramente como é possível fazer com que a criança diga aquilo que se quer ouvir, punindo respostas não desejadas e reforçando as desejadas, ao mesmo tempo que força-se a criança a duvidar da própria memória.
Este, foi um dos casos mais famosos do tipo nos EUA, e o processo criminal mais caro da história dos EUA até então, as gravações das entrevistas dos psicólogos com as crianças deixou nítida a maneira em que as crianças foram manipuladas para dar as respostas desejadas pelos profissionais. “Profissionais" são pessoas que ganham dinheiro fazendo algo. No caso McMartin, boa parte dos $15 milhões gastos no caso, foram para o "Instituto" que primeiro diagnosticou o abuso, e depois o tratou. Não foi o caso que "...seu único interesse é apontar os verdadeiros negócios..." foi um bom negócio, mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário