sexta-feira, 9 de março de 2012

O Caso Escola Base

Em março de 1994, no bairro da Aclimação, em São Paulo, proprietários e funcionários da escola infantil Escola Base foram acusados de abusar sexualmente de crianças com idades entre quatro e cindo anos que lá estudavam. Duas mães fizeram as denúncias na delegacia do bairro. Nos depoimentos dessas senhoras, as crianças teriam vivenciado situações abusivas aterrorizantes na escola e num motel, onde teriam sido filmadas e fotografadas pelos abusadores, sendo levadas pela van da própria escola.
Nenhuma dessas informações foi averiguada nos seus detalhes, muito menos as crianças ouvidas e periciadas de forma técnica convincente e imparcial.
 A imprensa nacional, de forma sensacionalista, deu destaque ao caso como se os abusos já fossem fatos comprovados; muito ajudada neste aspecto pela atuação do delegado de polícia local, que atraído pelos holofotes hipnotizadores da mídia, posava como competente defensor dos fracos e oprimidos, num teatro de absurdos e vaidades que fazia-nos acreditar que realmente os pedófilos pervertidos donos da Escola Base finalmente haviam encontrado quem desse fim às suas monstruosidades.
Anos depois, foi declarada a inocência dos sete acusados, sendo ainda constatado que uma das mães acusadoras sofria de problemas mentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário